quinta-feira, 25 de junho de 2020

Notícias SEDUC - Retomada das Aulas

Governo de SP anuncia retomada

das

aulas para 8 de setembro


Cronograma é válido para escolas públicas e privadas, do ensino infantil ao superior, e está atrelado à permanência de todas as regiões da fase amarela do Plano SP; no reinício, salas terão ocupação máxima de 35%

----------------------------------------

O governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (24) que a retomada de aulas presenciais em todos os níveis de ensino das redes pública e particular está previsto para o dia 8 de setembro. Na primeira de três etapas, as salas terão ocupação máxima de 35%, com revezamento de estudantes durante a semana e sob rígidos protocolos de segurança definidos no Plano São Paulo de indicadores de saúde.

“O Governo de São Paulo apresenta um plano consolidado, gradual, cuidadoso e seguro de volta às aulas. Todas as decisões serão compartilhadas com o Comitê de Saúde para garantir prevenção e segurança a alunos, professores e funcionários das redes pública e privada de ensino. Será uma volta gradual e responsável que tem como princípio fundamental garantir a saúde e a vida dos alunos e profissionais de Educação”, afirmou Doria.

O cronograma de reabertura das escolas está diretamente condicionado às fases de flexibilização do Plano São Paulo. A retomada das aulas presenciais só vai acontecer se todas as regiões do estado permanecerem na etapa amarela – a terceira menos restritiva segundo critérios de capacidade hospitalar e progressão da pandemia – por 28 dias consecutivos.

“Vinte e oito dias de fase amarela estará indicando uma estabilização consolidada, esperamos que várias regiões já estejam nas etapas verde ou azul. Esse período é o que vai indicar uma situação de segurança. Nós teremos os meses de julho e agosto para fazer as avaliações a cada ciclo de 15 dias”, explicou o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus, Carlos Carvalho.

O programa para retomada das aulas presenciais foi detalhado pelo Secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares. Ele se recupera em casa após ficar internado por complicações decorrentes da COVID-19 e fez uma apresentação via teleconferência.

“Especialmente após a pandemia, a educação será ainda mais importante em todas as suas dimensões, do ensino infantil ao superior e complementar. Por isso o plano de retorno é tão importante, com segurança e dentro do que é estabelecido pelas autoridades de saúde”, declarou Rossieli.

O Governo do Estado estima que o sistema educacional paulista envolva 12,3 milhões de alunos da educação infantil, básica, superior e profissionalizante, além de 1 milhão de professores e demais profissionais. A partir de 8 de setembro, cada escola poderá trabalhar com até 35% da capacidade total em sala de aula.

Ou seja, em uma unidade escolar com mil estudantes, somente 350 poderão ter aulas presenciais a cada dia, enquanto que os demais continuarão a cumprir atividades remotas. Cada escola deverá definir o revezamento de alunos, e cada estudante deverá ter ao menos um dia de aula presencial por semana.

A definição do revezamento levará em conta a capacidade física de cada unidade escolar. As instituições de ensino ou rede terão autonomia para escolher as melhores estratégias junto com a comunidade escolar ou acadêmica. As prefeituras são autônomas para regulamentar o plano de retomada a partir do dia 2 de julho.

Evolução de etapas

Na segunda etapa, a previsão é que até 70% dos alunos poderão voltar às escolas. A meta será cumprida se ao menos 10 dos 17 Departamentos Regionais de Saúde do Estado permanecerem por 14 dias consecutivos na fase verde – quarta etapa com restrições mais brandas – do Plano São Paulo.

Para chegar à terceira etapa, que vai englobar 100% dos alunos, será necessário que ao menos 13 dos 17 Departamentos Regionais de Saúde estejam por outros 14 dias na fase verde. Se uma região regredir para as fases mais restritivas – vermelha e laranja 1 e 2, consideradas de alerta máximo e controle – a reabertura das escolas será suspensa em todas as cidades daquela área.

A educação complementar, que abrange cursos livres e não é regulada pelo Estado, seguirá o faseamento regionalizado do Plano São Paulo. Assim, o funcionamento de escolas de idiomas, música e atividades diversas já está autorizado nas regiões que atingirem os indicadores de saúde exigidos para classificação na fase amarela.

Protocolos de segurança

As escolas vão obedecer a rígidos protocolos de segurança para a reabertura. Entre eles, estão o distanciamento de 1,5 m entre as pessoas, inclusive na sala de aula, com exceção da educação infantil; recreios e intervalos com revezamento das turmas em horários alternados; horários de entrada e saída escalonados para evitar aglomerações; veto a feiras, palestras, seminários e competições esportivas.

Medidas específicas de higiene pessoal também devem ser adotados nas escolas, como distribuição de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para professores e funcionários, uso obrigatório de máscara nas instituições de ensino e no transporte escolar, fornecimento de água potável em recipientes individuais e higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Apresentação do plano de retomada das aulas presenciais

Para ampliar a apresentação clique aqui.

Protocolos de segurança para a reabertura das escolas em São Paulo

Etapa 1

Para ampliar o documento clique aqui.

Etapa 2

Para ampliar o documento clique aqui.

terça-feira, 9 de junho de 2020

Notícias SEDUC - Concurso de Desenhos

Saem os vencedores do concurso de desenho que vai inspirar pintura em muro de Escola Raul Brasil



Na última fase, Seduc recebeu 49 trabalhos; tema foi a "Cultura de Paz nas Escolas"

Saíram os vencedores do concurso de desenho com o tema “Cultura de Paz nas Escolas”, promovido pela Secretaria Estadual da Educação através da EFAPE/CRE Mario Covas e da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) (confira a lista abaixo).

Os trabalhos premiados vão ajudar a compor o projeto do muralista Eduardo Kobra que vai pintar um dos muros internos da Escola Raul Brasil, em Suzano. Os autores terão os nomes estampados ao lado da pintura. Kobra contou com o apoio da Dionisio.AG, uma agência especializada em arte indicada por ele e que participou diretamente do projeto.

“Quando soube do concurso e do tema, pensei logo na sabedoria que a escola traz, sem a escola não somos nada, é lá que nós formamos, é lá que nos tornamos alguém, a escola é nossa segunda casa, fazemos lá muitos amigos”, escreveu os estudante William da Escola Estadual Roberto Bianch, um dos vencedores.

Para participar os estudantes, orientados por um professor, encaminharam seus desenhos para as escolas, de forma virtual. Além do desenho, cada aluno também produziu um texto, de no máximo 10 linhas, definindo o conceito do trabalho criado, contando qual ideia/mensagem pretende passar e a escolha dos elementos que o compõem.

Outro vencedor foi o aluno do ensino médio Raul Dias, da Escola Estadual Luiz Biaconi, que utilizou sua arte como mensagem de esperança para o loca. “Vejo a esperança e alegria através das artes e suas modalidades”

O processo de seleção dos finalistas foi feito em três fases. Na fase escola, uma comissão multidisciplinar para selecionou três desenhos, sendo um de cada categoria do concurso: anos iniciais do ensino fundamental (categoria 1); anos finais do ensino fundamental (categoria 2); e ensino médio (categoria 3).

Na fase diretoria de ensino, foram pré-selecionados os desenhos que encaminhados para a Seduc e, por fim, serão escolhidos os vencedores, com curadoria do artista Eduardo Kobra.

Na última fase a equipe Seduc recebeu 49 desenhos finalistas, que foram encaminhados para a curadoria do artista Eduardo Kobra. Após a curadoria, com a indicação dos desenhos vencedores, iniciou o processo de redesenhar as artes das crianças, organizando-as, tanto na comunicação quanto esteticamente, a fim de cumprir os parâmetros técnicos adequados para aplicação no muro. Finalizada esta etapa foi feito o projeto final com grande preocupação em garantir a integridade do conceito do desenho de cada estudante.

Revitalização Raul Brasil

A pintura de Eduardo Kobra faz parte do projeto de revitalização da Escola Estadual Raul Brasil iniciada em outubro do ano passado realizado com objetivo de ressignificar os espaços, proporcionando mais conforto e segurança a funcionários e alunos e incluiu uma ampla reconfiguração das áreas comuns, além da construção de novas áreas de estudo, convivência e administrativas.

No prédio principal, o destaque é o Espaço de Inovação, um laboratório equipado com 47 notebooks, Smart TV e impressora 3D. A unidade tem uma quadra poliesportiva e uma área de 1,5 mil metros quadrados para uso comum, com paisagismo, além de um espaço destinado à prática de esportes, aulas ao ar livre e bicicletário.

Confira os 15 vencedores

sábado, 6 de junho de 2020

Comunicado 09 - Conselho de Classe e Série

Comunicado


Olá, queridos(as) educandos(as).

Nesta segunda, 08 de junho, nós professores, juntamente com a gestão, estaremos reunidos para realização do Conselho de Classe e Série do 1º bimestre, nos seguintes horários:

  • das 9h às 12h Conselho de Classe e Série do Ensino Médio.
  • das 13h às 16h Conselho de Classe e Série do Fundamental.

Todavia, não esqueçam de acompanhar as aulas pelo Centro de Mídias, porque o mesmo estará apresentando as aulas normalmente, e todos os alunos deverão acompanhá-las.

Desde já agradecemos pela atenção.

Equipe Raul Brasil.